Trump e Zelensky discutem reforço militar para Ucrânia diante dos ataques russos

Em conversa telefônica nesta sexta-feira (4), o presidente americano Donald Trump e o líder ucraniano Volodymyr Zelensky abordaram estratégias para fortalecer as defesas aéreas da Ucrânia diante dos intensificados ataques russos. O diálogo ocorre em um momento crítico do conflito, marcado pela maior ofensiva de drones contra Kiev desde o início da guerra.

Durante a ligação, os dois líderes concordaram em trabalhar para ampliar a capacidade ucraniana de proteger seu espaço aéreo, além de discutir parcerias para produção conjunta de equipamentos de defesa. A conversa acontece no mesmo dia em que a Rússia lançou o maior ataque com drones contra Kiev desde o início da guerra – ofensiva que Zelensky classificou como “deliberadamente massiva e cínica”.

A Ucrânia tem pressionado os Estados Unidos por mais sistemas de defesa aérea Patriot e mísseis, especialmente após a recente decisão americana de suspender temporariamente alguns envios de armamentos. Enquanto isso, a Alemanha negocia a compra de sistemas Patriot para ajudar a preencher essa lacuna.

Por: Beatriz Queiroz
Foto: Reprodução X/@ZelenskyyUa