Raphinha afirma que adversários enxergam Brasil como favorito para Copa do Mundo em 2026

Um ano antes da Copa do Mundo, Raphinha, em entrevista ao ge nesta quinta (3), comentou as dificuldades no ciclo atual, mas garantiu que o prestígio da seleção brasileira continua intacto na Europa. O atacante do Barcelona afirmou que o Brasil é citado como um dos favoritos para a competição e analisou o momento da Seleção.

“O Brasil é e sempre será o favorito. Pelos títulos que temos e o peso que carregamos. Lá fora veem o Brasil muito favorito. Só aqui não tem essa coisa de achar que o Brasil é favoritos pelo momento que passamos. Temos que entender que passamos por um momento que não é dos melhores, mas já houve momentos tão ruins ou piores. Precisamos entender o momento e nossa responsabilidade… Todos que converso colocam o Brasil como favorito ou um dos. Nunca esteve fora dessa prateleira. Mas precisamos entender o momento. Só nós poderemos mudar este momento para melhor. Para poder chegar, como todos falam, uma Seleção forte. Temos tudo para brigar para ganhar a Copa”, diz Raphinha.

O jogador também relembrou a eliminação da Seleção na Copa do Mundo de 2022, quando o Brasil foi derrotado pela Croácia nas quartas de final. Segundo ele, o resultado teve forte impacto emocional no grupo, e ainda reforçou a importância de Neymar no elenco. Para ele, a presença do camisa 10 é decisiva, mesmo que o atacante não esteja em plena forma física.

Com 34 gols e 22 assistências em 57 partidas na temporada 2024/25, Raphinha teve papel de destaque no Barcelona. Apesar de ter sido um dos artilheiros da Liga dos Campeões, com 13 gols, e eleito o melhor jogador do Campeonato Espanhol, o atacante preferiu não projetar a conquista de prêmios individuais.

Por: Julia Medeiros

Foto: Reprodução/ Rafael Ribeiro/CBF