Lula critica modelo de austeridade e diz que medida ‘não deu certo em nenhum país’ durante encontro do Brics

Durante discurso nesta sexta-feira (4), no encontro anual do Novo Banco de Desenvolvimento, no Rio de Janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o modelo de austeridade fiscal falhou em todos os países onde foi aplicado. A declaração foi feita na abertura do evento do Banco do Brics, diante de ministros, representantes de governos e instituições financeiras. Lula defendeu novas formas de financiamento, especialmente voltadas para países em desenvolvimento.

O presidente destacou que as medidas de contenção de gastos aprofundam desigualdades e limitam investimentos públicos, especialmente em regiões mais pobres do mundo. Ele também criticou o atual funcionamento de instituições criadas a partir do Acordo de Bretton Woods, como o FMI e o Banco Mundial, pedindo que esses órgãos passem por mundanças estruturais. A fala aconteceu em um dos momentos mais aguardados da reunião, que tem foco o financiamento sustentável e o uso de moedas locais.

“O modelo de austeridade não deu certo em nenhum país do mundo. Toda vez que se fala em austeridade, o pobre fica mais pobre e o rico fica mais rico,” disse Lula, ao defender que os países do Sul Global liderem alternativas mais justas de apoio financeiro.

O encontro reforçou o papel do Brics no cenário internacional e a necessidade de ampliar o alcance do banco para outros países emergentes, especialmente da África, Ásia e América Latina.

Por: João Pena
Foto: Reprodução / Presidência da República