Gabigol é absolvido por acusação de fraude em exame antidoping

O atacante Gabriel Barbosa, conhecido como Gabigol, foi absolvido da acusação de tentativa de fraude em exame antidoping, nesta terça-feira (5), pelo Tribunal Arbitral do Esporte (CAS), com sede em Lausanne, na Suíça. A decisão, que foi unânime e definitiva, anulou a suspensão de 24 meses imposta em março de 2024, quando o atleta ainda representava o Flamengo. Segundo o CAS, o comportamento do atleta não foi adequado durante o exame realizado em abril de 2023, mas não configurou violação das regras antidopagem.

Gabigol havia sido acusado de dificultar a coleta de urina durante uma abordagem surpresa no CT do Flamengo. Apesar de o exame ter dado negativo, a atitude do jogador foi inicialmente enquadradanop artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem. No entanto, o CAS entendeu que os próprios oficiais poderiam ter sido mais rigorosos na condução do procedimento e que a conduta do atleta, mesmo sendo não cooperativa, não representa uma tentativa de fraude conforme o Código Mundial Antidoping.

“Embora o comportamento de Gabigol tenha sido completamente não cooperativo, ele não pode ser considerado como adulteração de acordo com o Código Mundial Antidoping e não configura uma violação,” destacou o comunicado oficial do CAS.

O jogador, que estava atuando sob efeito suspensivo, agora segue livre para treinar e disputar jogos pelo Cruzeiro, atual clube do jogador. Gabril acompanhou o julgamento à distãncia, direto do Rio de Janeiro.

Por: João Pena
Foto: Reprodução / Internet – X – @gabigol