Bacellar afasta Washington Reis por insubordinação enquanto Castro está fora do país

Nesta quinta-feira (3), o governador em exercício do Rio de Janeiro, Rodrigo Bacellar (União Brasil), afastou Washington Reis do cargo de secretário estadual de Transportes e Mobilidade Urbana. A decisão foi publicada em uma edição extraordinária do Diário Oficial enquanto o governador Cláudio Castro (PL) viajava a Portugal.
Bacellar justificou a demissão ao classificá-lo como “insubordinado”, alegando que decidiu sozinho, sem o aval do titular do governo. Por sua vez, Reis minimizou o ato, afirmando que “a assinatura desse moço não vale nada”, já que Bacellar “não foi eleito” e que o governador Castro, por telefone na noite anterior, lhe assegurou permanecer no cargo. Reis ainda ironizou: “Aprendi que tem gente assim, que para a sua estrela brilhar tem que apagar a dos outros”.
O caso representa uma escalada na crise interna do governo estadual: a tensão entre Bacellar e Reis aumenta em um cenário marcado por disputas de poder e alianças eleitorais que visam as eleições de 2026. Reis, que enfrenta impedimentos judiciais, inclusive busca no STF reverter condenação por crime ambiental e loteamento irregular, mantém articulação com o prefeito do Rio, Eduardo Paes, como parte de sua estratégia política.
Por: Carolina Sepúlveda
Foto: Brenno Carvalho / Agência O Globo