Washington Reis é exonerado da Secretaria de Transportes do RJ após atritos com presidente da Alerj

O secretário de Estado de Transportes do Rio de Janeiro, Washington Reis, foi exonerado do cargo nesta quinta-feira (3), após desentendimentos com o presidente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), Rodrigo Bacellar (União), atual governador em exercício. A demissão foi publicada em edição extra do Diário Oficial do Estado.
A exoneração ocorre após Reis se aproximar publicamente do prefeito Eduardo Paes, possível adversário de Bacellar na disputa pelo Governo do Estado em 2026. Mesmo ocupando cargo no governo estadual, Washington Reis tem sinalizado a intenção de se lançar como candidato em uma chapa de oposição, ao lado de Paes.
Na última segunda-feira, a Alerj, presidida por Bacellar, aprovou a convocação de Reis para prestar esclarecimentos sobre o aumento das passagens do Metrô no início do ano. A medida provocou embates na Casa, especialmente com o deputado Rosenverg Reis (MDB), irmão do ex-secretário, que reagiu com críticas públicas ao presidente da Alerj durante a sessão.
Washington Reis está atualmente inelegível devido a uma condenação por crime ambiental, relacionada à construção de um loteamento irregular na Reserva Biológica do Tinguá, quando era prefeito de Duque de Caxias. No entanto, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, sugeriu que ele possa firmar um Acordo de Não Persecução Penal (ANPP), o que pode torná-lo elegível novamente.
A condenação foi o que impediu sua candidatura a vice-governador em 2022, mas não o afastou da política. Em seguida, ele assumiu a Secretaria de Transportes, cargo do qual agora se despede em meio a um cenário de tensão política no estado.
Foto: Reprodução