Balsa com 65 pessoas afunda na Indonésia, 5 mortos e 37 desaparecidos em tragédia entre Java e Bali

Uma balsa com 65 pessoas afundou em Bali, Indonésia, na quarta-feira (2), segundo a mídia local. De acordo com a Agência de Busca e Resgate de Surabaya, cinco pessoas faleceram, 37 estão desaparecidas e 23 sobreviveram.
O barco KMP Tunu Pratama Jaya naufragou cerca de 30 minutos após partir do porto de Ketapang, em Java Oriental. Ele tinha como destino o porto de Gilimanuk, em Bali, uma distância de 50 quilômetros.
Conforme relatado pela agência, a balsa levava 53 passageiros, 12 tripulantes e 22 veículos, dos quais 14 eram caminhões. A agência acrescentou que, apesar das fortes correntes e ventos, as buscas pelos desaparecidos continuam. O chefe de polícia de Banyuwangi, Rama Samtama Putra, afirmou que muitos dos resgatados estavam inicialmente inconscientes após terem permanecido à deriva em águas agitadas por várias horas.
Nove embarcações, entre elas dois rebocadores e dois botes infláveis, buscam os desaparecidos sob ondas de até 2 metros de altura na escuridão da noite. Não foi emitida uma declaração oficial a respeito das nacionalidades dos passageiros. No entanto, uma lista de passageiros divulgada pelo canal de notícias MetroTV sugeriu que não havia estrangeiros a bordo.
Na Indonésia, um arquipélago composto por mais de 17 mil ilhas, as balsas são um meio de transporte habitual. Os acidentes em Bali são frequentes devido aos elevados padrões de segurança em relação a embarcações sobrecarregadas.
Anteriormente, uma balsa virou menor em 2023 perto da ilha de Sulawesi, na Indonésia, matando pelo menos 15 pessoas.
Por: Carolina Sepúlveda
Foto: Agência de Busca e Resgate da Indonésia/AFP