Papa Leão XIV condena uso da fome como arma de guerra em conferência da FAO

O papa Leão XIV condenou nesta segunda-feira (30), em Roma, o uso da fome como ferramenta de guerra, durante a abertura da 44ª conferência da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). A crítica foi feita em mensagem enviada ao evento, onde o pontífice apontou que conflitos armados têm agravado a insegurança alimentar no mundo, dificultando o acesso à comida e violando o direito à dignidade humana.
Mesmo sem citar diretamente a guerra em Gaza ou o confronto entre Israel e Hamas, o papa classificou como injusto e desumano o bloqueio de alimentos e a destruição de infraestruturas básicas. Em sua fala, ele alertou para o impacto da violência sobre os agricultores, a inflação nos preços e a falta de abastecimento, o que agrava ainda mais a fome nos países em situação de conflito.
“Estamos assistindo com desespero ao uso iníquo da fome como arma de guerra. Matar pessoas à fome é uma forma muito barata de fazer guerra”, disse o pontífice, que também criticou o lucro obtido por líderes políticos em meio ao sofrimento da população.
Para ele, sem paz e estabilidade, será impossível garantir um sistema alimentar justo e sustentável, e deixar de enfrentar essas desigualdades será um erro com consequências fatais para a humanidade.
Por: João Pena
Foto: Reprodução / Internet – GettyImages