Polícia Federal prende prefeito de Palmas em operação contra vazamentos no STJ

Nesta sexta-feira (27), a Polícia Federal cumpriu três mandados de prisão e três de busca e apreensão em Palmas, Tocantins, como parte da nova fase da “Operação Sisamnes”. Entre os detidos está o prefeito Eduardo Siqueira Campos (Podemos), que se entregou às autoridades.
A investigação apura o vazamento de informações sigilosas de investigações do Superior Tribunal de Justiça. A PF identificou indícios de que autoridades públicas, advogados e operadores externos repassavam dados adiantados a investigados para proteger aliados ou atrapalhar operações. Em mensagens interceptadas, o prefeito afirma ter sido avisado, ainda em 2010, por um ministro do STJ sobre uma operação federal.
A prisão preventiva foi autorizada pelo ministro Cristiano Zanin do STF, que também determinou o afastamento de Siqueira Campos da prefeitura. Além do prefeito, foram presos um policial civil e um advogado, e cumpridos mandados de busca. A Operação Sisamnes investiga venda de decisões e uso indevido de informações judiciais no âmbito do STJ.
Por: Carolina Sepúlveda
Foto: Reprodução / redes sociais