Lula faz reunião contra nova alta da conta de luz e estuda acionar STF

Após detectar uma nova ofensiva do Congresso para encarecer energia, o governo realizou, na manhã desta terça-feira (24), uma reunião de emergência no Planalto. Segundo interlocutores, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) agora trabalha com duas possibilidades: acelerar a Medida Provisória (MP) para conter o aumento do custo da energia ou ingressar com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF).

De acordo com fontes palacianas, participaram da reunião de emergência os ministros Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais), Rui Costa (Casa Civil), Alexandre Silveira (Minas e Energia) e Fernando Haddad (Fazenda). O encontro foi convocado após o Planalto ser informado que o restante dos jabutis do projeto de Eólicas Offshore, que encareceriam a conta de luz, pode ser analisado na próxima sessão do Congresso.

Na última sessão do Congresso, no dia 17/6, os vetos ao projeto das Eólicas Offshore não estavam previstos no acordo inicial. Mas, após pressão de lideranças do Centrão, que chegaram a ameaçar o governo, eles foram pautados pelo presidente Legislativo, Davi Alcolumbre (União-AP).

Agora, diante da MP que reduziria esse custo de R$ 35 bilhões anualmente para cerca de R$ 11 bilhões, congressistas avaliam a derrubada total.

Por: Julia Medeiros
Foto: Reprodução/Hugo Barreto/Metrópoles