Acordar cedo e ver o sol da manhã traz benefícios para corpo e mente, dizem especialistas

Acordar no mesmo horário todos os dias e se expor à luz do sol pela manhã é a forma mais saudável de começar o dia, segundo especialistas em sono e ritmo biológico que foram ouvidos em diferentes universidades dos Estados Unidos. Eles explicam que essas práticas ajudam o corpo a funcionar melhor, mantendo o equilíbrio de hormônios, humor e até o metabolismo, o que pode evitar doenças e melhorar a disposição ao longo do dia.
Manter uma rotina com horário fixo para sair da cama e procurar a luz natural nas primeiras horas da manhã, mesmo em dias nublados, é um hábito que regula o chamado relógio biológico. Segundo os estudiosos, isso afeta diretamente o bom funcionamento do organismo e melhora até o sono da noite seguinte.
“Quando a luz atinge seus olhos, ela aciona uma via entre o cérebro e as glândulas suprarrenais que diz ao corpo para liberar cortisol”, explicou uma das pesquisadoras entrevistadas.
Outra recomendação comum entre os especialistas é evitar dormir até mais tarde nos fins de semana. Quem sente vontade de adiar o despertador ou levantar mais tarde nesses dias pode estar acumulado cansaço durante a semana. Para evitar esse “jet lag social”, o ideal é acordar no mesmo horário e, se for necessário, tirar uma soneca depois. Além disso, usar o botão de soneca pode prejudicar ainda mais a disposição, fazendo com que a pessoa acorde confusa e sonolenta.
Por: João Pena
Foto: Reprodução – Internet : Freepik