Rio2C: 3º dia entrelaça diálogos sobre ciência, esporte, música, criatividade e audiovisual

O Rio2C, maior evento de criatividade da América Latina, seguiu nesta quinta-feira (29) com debates, lançamentos e reflexões sobre o futuro da indústria criativa. Personalidades como Boni e Boninho, Lulu Santos, Xande de Pilares, Marjorie Estiano, Emilio Dantas, Flavia Alessandra, Gaby Amarantos, Felipe Ret e Tiago Iorc dividiram palcos com especialistas nacionais e internacionais de audiovisual, música, games, tecnologia, moda e educação.

Um dos destaques do dia foi o painel com Boni e Boninho, que discutiram o passado, presente e futuro da TV. Boni, aos 89 anos e ainda atuante como presidente da TV Vanguarda, relembrou a trajetória da Globo e sua liderança histórica, com 70% de share em décadas de audiência.

O SBT apresentou suas novidades em um painel com Daniela Beyruti (filha de Silvio Santos) e o jornalista César Filho. Já a Max anunciou séries como “Praia dos Ossos” (com Marjorie Estiano e Emilio Dantas) e “Dona Beja” (com Grazi Massafera), além de um teaser de “Máscaras de Oxigênio (não) cairão automaticamente”, estrelado por Johnny Massaro.

Outro tema em alta foi o engajamento de novelas no TikTok, onde comunidades de fãs impulsionam tramas e trilhas sonoras.

Lulu Santos e Xande de Pilares compartilharam histórias sobre como a TV influenciou suas carreiras. Xande, autodeclarado “noveleiro”, lembrou a emoção de ouvir sua música “Tá Escrito” na abertura de “A Dona do Pedaço”. Lulu, por sua vez, contou casos hilários, como o dia em que foi demitido da Som Livre justamente quando conseguiu colocar uma música em uma novela.

O GlobalStage recebeu nomes como Axel Kuschevatzky de “O Segredo dos Seus Olhos), Maria Carlota da VideoFilmes e Muriel Cabeza de “Os Enviados”, que debateram estratégias para alcançar reconhecimento internacional.

O cosmólogo Mario Novello lançou “Do Big Bang ao Universo Infinito”, questionando a teoria do Big Bang e discutindo a relação entre ciência e religião.

Enquanto isso, o New Frontier reuniu especialistas em inteligência artificial, robótica e futuro do trabalho, enquanto o House of Brands discutiu o impacto do marketing digital e dos memes.

Nos palcos SoundBeats, artistas e executivos debateram “IA na música, acessibilidade e conexões com games”, e entre outros. Já o SportsON abordou transmissões esportivas na era digital, com participações de Sheilla Castro e Kahena Kunze.

O Biodom destacou sustentabilidade e bem-estar, enquanto o Future.U trouxe debates sobre educação, diversidade e cultura organizacional.

Em 6 dias de evento, o Rio2C oferece 21 palcos simultâneos, 1.500+ convidados, incluindo 130 internacionais, 66 marcas e 74 instituições parceiras e 5.579 ingressos distribuídos gratuitamente.

O Rio2C segue até domingo (1º/06) na Cidade das Artes (RJ).

Programação completa em http://www.rio2c.com.br.

Por: Beatriz Queiroz
Foto: Divulgação