Obesidade e doenças crônicas ameaçam saúde de 1 bilhão de adolescentes até 2030

Até 2030, quase 500 milhões de adolescentes podem viver com sobrepeso ou obesidade no mundo, segundo um relatório da comissão da revista The Lancet divulgado nesta terça-feira (20). O documento aponta que mais de um bilhão de jovens enfrentam riscos crescentes de saúde, como doenças crônicas, distúrbios mentais e impactos das mudanças climáticas.
O levantamento revela que 464 milhões de adolescentes devem apresentar excesso de peso até o fim da década, um aumento de 143 milhões em relação a 2015. Além disso, metade da população entre 10 e 24 anos será exposta a problemas como HIV, depressão, gravidez precoce e desnutrição.
No Brasil, cerca de 15,5 milhões de jovens entre 5 e 19 anos convivem com excesso de peso. A crescente demanda levou o Conselho Federal de Medicina a reduzir para 14 anos a idade mínima para cirurgia bariátrica.
O relatório ainda destaca que os investimentos em saúde voltados para adolescentes representaram apenas 2,4% do total global entre 2016 e 2021, apesar de essa faixa etária corresponder a um quarto da população mundial.
Por: Beatriz Queiroz
Foto: Reprodução/Portal Afya