Campanha transforma roupas descartadas no deserto do Atacama em moda consciente

Anualmente, o deserto chileno do Atacama recebe aproximadamente 40 mil toneladas de vestuário das chamadas marcas de moda rápida, provenientes principalmente dos Estados Unidos e da Europa. Para solucionar esse problema, foi criada a campanha Atacama RE-commerce, que tem como objetivo conceder uma nova oportunidade às roupas descartadas e deixadas no deserto, resgatando-as para que, após serem selecionadas, higienizadas e restauradas, possam finalmente ser incorporadas a um guarda-roupa.
“Tudo isso por meio de uma loja de comércio eletrônico em que as peças não têm preço, pois o único pagamento feito pelo usuário é o frete, ou seja, sua retirada do deserto.”
Essa iniciativa é uma ação conjunta de várias empresas e organizações, incluindo a ONG Desierto Vestido, uma organização chilena sem fins lucrativos dedicada a educar, conscientizar e promover a economia circular no setor têxtil.
“Trabalhamos no território há cinco anos e, embora houvesse um grupo de vizinhos que denunciou o problema, não houve resposta”, diz Jean Karla Zambrana Avilés, uma das cofundadoras da organização. “Havia também uma empresa privada que tentou cuidar do problema, mas havia mais dejetos do que eles podiam gerenciar”, lamenta.
O trabalho para tornar visível o problema das roupas descartadas no deserto do Atacama ganhou repercussão na mídia internacional e ajudou a ampliar a conscientização sobre os impactos do fast fashion. A campanha foi idealizada pela agência brasileira Artplan, em parceria com a entidade chilena Desierto Vestido.
A ação transformou o sistema comercial, o mesmo que alimenta o problema, em parte da solução, com a criação de uma loja online que reutiliza roupas descartadas. Cada compra feita contribui para a limpeza do deserto e promove o consumo consciente, convertendo o ato de comprar em ativismo ambiental.
Essa é a segunda campanha conjunta entre as organizações. A colaboração teve início em 2023, com o Atacama Fashion Week — um desfile de moda a céu aberto com peças resgatadas do lixão. A iniciativa foi desenvolvida com apoio do Fashion Revolution Brasil e teve como objetivo chamar atenção para o desperdício e provocar reflexão sobre os excessos da indústria da moda.
Além de apoiar causas relevantes sem custos, a Artplan busca com essas ações exercitar sua criatividade e impactar positivamente a sociedade por meio da comunicação.
Por: Carolina Sepúlveda
Foto: Sugarcane