Nubank não vai fechar no Brasil! Fake news circula, mas Fintech desmente boatos

Boatos sobre o possível encerramento das atividades do Nubank no Brasil circulam desde 2022 e continuam ganhando força nos últimos dias, mas não passam de desinformação. A fintech segue operando normalmente no país e reforçou seu compromisso com os clientes brasileiros.

O Nubank é uma fintech, ou seja, uma empresa que utiliza tecnologia para oferecer serviços financeiros de forma digital, e não é considerado um banco no sentido tradicional. Isso porque não possui agências físicas nem opera com depósitos à vista, características consideradas essenciais para instituições bancárias convencionais. A empresa atua com uma licença de instituição de pagamento, regulada pelo Banco Central, que permite realizar transferências, pagamentos e outras operações financeiras.

Apesar de não captar recursos como um banco tradicional, o Nubank é reconhecido como uma instituição financeira, já que oferece produtos como cartões de crédito, empréstimos e investimentos. A recente discussão sobre o uso do termo “bank” por empresas que não são bancos formais busca justamente evitar confusões com o público e garantir mais clareza nas regras do setor.

As especulações começaram após uma consulta pública promovida pelo Banco Central, que discute o uso do termo “banco” por instituições que, tecnicamente, não possuem essa classificação formal.

A proposta, que ainda está em fase de avaliação, gerou algumas interpretações erradas sobre a legalidade do nome “Nubank” e levou a criações de boatos infundados sobre um possível encerramento das atividades da empresa.

Em nota, o Nubank esclareceu que está em total conformidade com as leis e normas regulatórias brasileiras e que a consulta pública não afeta seus serviços. Mesmo que ocorra alguma alteração no nome da empresa, isso não impacta a oferta de produtos nem o atendimento aos clientes.

“Acreditamos que qualquer regulação nesse sentido será estabelecida após ampla discussão e preverá prazo suficiente para que todas as instituições afetadas avaliem diligentemente toda a gama de hipóteses possíveis para seu devido cumprimento”

O Nubank finaliza sua declaração afirmando que “conta com todas as licenças necessárias para oferecer os produtos atualmente disponíveis em sua plataforma”.

Outro ponto que causou confusão foi uma recente mudança na estrutura dos BDRs (Brazilian Depositary Receipts) da empresa, que passaram a ser classificados como Nível I. A alteração, no entanto, diz respeito apenas à estrutura de negociação na bolsa e não tem qualquer relação com o encerramento das operações no país.

Por: Beatriz Queiroz
Foto: Reprodução/Deposit Photos/Sidney de Almeida