Alerj aprova Thiago Pampolha para conselho do TCE e Bacellar ganha força como sucessor de Cláudio Castro

A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aprovou, nesta quarta-feira (21), a nomeação do vice-governador Thiago Pampolha para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE). A indicação é parte de uma articulação política e recebeu 57 votos favoráveis, cinco contrários e sete abstenções. Logo após a votação, Pampolha renunciou ao cargo de vice-governador e deve tomar posse no TCE nas próximas horas.
A nomeação abre espaço para o presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar (União), que agora assume a linha de sucessão direta do governador Cláudio Castro (PL). A movimentação é vista como um passo estratégico pela candidatura de Bacellar ao governo estadual nas próximas eleições, em 2026.
Nos bastidores, a expectativa é que Castro renuncie no primeiro semestre daquele ano para disputar uma vaga no Legislativo, permitindo que Bacellar concorra à reeleição no cargo.
Na sabatina, Pampolha afirmou que atuará com independência e prometeu rigor técnico no TCE, apesar de sua trajetória política.
Por: André Zamora
Foto: Reprodução/TV Globo