Tubarão-martelo é visto perto da costa e assusta alunos de surfe na Barra

Um tubarão foi avistado por alunos de uma escola de surfe no domingo (18), ele foi visto no mar da Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, altura do Posto 5. O animal apareceu próximo à turma, que voltou rapidamente para a areia por segurança. A presença do tubarão foi registrada por um professor, que contou que esse tipo de aparição é rara na região.
Juan Duarte, professor de surfe que estava na areia e fez o registro que viralizou nas redes sociais, viu seus alunos saindo da água com pressa e foi alertado por um deles sobre o tubarão. Ele e o pai, que também é professor, pediram que todos deixassem o mar. Conforme dito por eles, o animal parecia ter mais de dois metros e só estava nadando mais ao fundo, mas não demonstrou ameaça.
Um especialista avaliou que se tratava de um tubarão-martelo, espécie comum no litoral do Rio. O bicho costuma aparecer perto da praia em busca de comida, como cardumes de peixes. O risco de ataque é considerado muito baixo. Mesmo assim, é recomendado sair da água com calma, sem pânico, e evitar nadar sozinho ou usar objetos que chamem atenção dos animais.
Um especialista avaliou que se tratava de um tubarão-martelo, espécie comum no litoral do Rio. O animal tem costume de aparecer perto da praia quando está em busca de comida, como cardumes de peixes. O risco de ataque é considerado muito baixo. O recomendado nessas situações é sair da água com calma, sem movimentações bruscas e sem pânico para evitar que o animal se assuste e ataque por defesa.
Por: João Pena
Foto: Reprodução / TV Globo