Trabalhador de granja no RS é isolado após apresentar sintomas da gripe aviária

Um trabalhador de uma granja em Montenegro, no Rio Grande do Sul, foi colocado em isolamento após apresentar sintomas gripais. O homem teve contato direto com aves infectadas pelo vírus da influenza aviária. Amostras foram coletadas e encaminhadas à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, com resultado previsto para esta semana.

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) intensificou o monitoramento de pessoas na região após a confirmação de focos da doença, tanto na granja quanto no Zoológico de Sapucaia do Sul. Desde a última sexta-feira (16), equipes de Vigilância em Saúde acompanham os trabalhadores desses locais, conforme os protocolos oficiais.

De acordo com o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), o risco de transmissão do vírus da gripe aviária para humanos é considerado baixo. A infecção ocorre, em geral, por contato direto e frequente com aves doentes, vivas ou mortas. Alimentos bem cozidos não representam perigo, e a transmissão entre pessoas continua sendo extremamente rara.

Pelos critérios da Organização Mundial da Saúde (OMS), um caso humano só é considerado suspeito se houver sintomas clínicos associados à exposição a aves infectadas. De janeiro de 2024 a maio de 2025, foram registrados 72 casos em humanos nas Américas, com ocorrências nos Estados Unidos, Canadá e México.

Por: Beatriz Queiroz
Foto: Reprodução/Canva/IQSC USP