Proibida no Spotify e YouTube, música pró-Hitler de Kanye West acumula milhões de acessos no X

A música “Heil Hitler”, do rapper Kanye West, atualmente conhecido como Ye, foi proibida em serviços de streaming como o YouTube, Spotify e Apple Music após críticas por seu conteúdo antissemita. Ainda assim, o videoclipe acumulou quase 10 milhões de visualizações no X (antigo Twitter) até o último sábado (18).
O vídeo foi publicado em 8 de maio, data que marca o aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial. Nele, um grupo de atores negros aparece cantando o título da faixa, que presta homenagem a Adolf Hitler. A produção termina com um discurso do ditador nazista, responsável pelo extermínio de milhões de judeus.
Em comunicado, o YouTube afirmou ter retirado o conteúdo da plataforma. O Reddit também anunciou medidas semelhantes, dizendo que “ódio e antissemitismo não têm lugar” na rede. Apesar das remoções, a música continua disponível no X, rede que, sob a gestão de Elon Musk, tem flexibilizado as políticas contra discurso de ódio.
Musk, que se aproximou de Donald Trump na atual corrida presidencial dos EUA, tem sido acusado por críticos de fomentar desinformação sob o pretexto da liberdade de expressão.
Por: Beatriz Queiroz
Foto: Reprodução