Estação Jardim Oceânico do MetrôRio recebe ação de combate à violência contra menores nesta terça (20)

Nesta terça-feira (20), a estação Jardim Oceânico/Barra da Tijuca do MetrôRio será palco de uma ação de conscientização sobre a prevenção da violência e do abuso contra crianças e adolescentes. A atividade acontece das 9h às 14h e é promovida pela Fundação para a Infância e Adolescência do Estado do Rio de Janeiro (FIA-RJ), com apoio do MetrôRio e do Rio Ônibus.
A iniciativa integra a campanha “Maio Laranja”, dedicada à proteção do público infantojuvenil. Durante a mobilização, equipes técnicas da FIA-RJ, por meio dos Núcleos de Atendimento à Criança e ao Adolescente Vítimas de Violência (NACAs), estarão à disposição da população em um estande montado na estação, com o objetivo de esclarecer dúvidas, orientar sobre os canais de denúncia e distribuir uma cartilha de prevenção produzida pela fundação.
Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2024 revelam a urgência do tema: todos os dias, 196 crianças e adolescentes são hospitalizados no Brasil em decorrência de diferentes formas de violência. A violência sexual continua sendo uma das mais graves, afetando majoritariamente meninas, que representam 88,2% das vítimas. Em 61,4% dos casos, as vítimas têm até 13 anos de idade. A maioria das agressões ocorre no ambiente familiar ou entre pessoas próximas, com mais de 80% dos casos acontecendo dentro da própria casa.
Serviço
Ação de enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes
Local: Estação Jardim Oceânico/Barra da Tijuca do MetrôRio
Data: Terça-feira, 20 de maio
Horário: Das 9h às 14h
Foto: Divulgação