A gastronomia carioca brilhou na edição 2025 do Guia Michelin, divulgada nesta segunda-feira (12), com destaque para dois novos restaurantes premiados com a cobiçada estrela Michelin: o Casa 201, do chef João Paulo Frankenfeld, e o Oseille, comandado por Thomas Troisgros. Ambos estrearam na categoria de uma estrela, se juntando a outros quatro endereços do Rio já consagrados.
Na cidade, mantiveram a distinção o Oteque, o Mee, o Ristorante Hotel Cipriani e o San Omakase. Já o topo do ranking continua com Oro e Lasai, que seguem como os únicos cariocas com duas estrelas.
Além das estrelas, quatro restaurantes do Rio de Janeiro foram reconhecidos como “Recomendados” na nova seleção: Babbo Osteria, Ocyá Ilha, Quinta da Henriqueta e Rufino Parrilla.
Em São Paulo, quatro novos restaurantes se destacaram na edição 2025 do Guia Michelin, com dois deles, Kanoe, do chef Tadashi Shiraishi, e Ryo Gastronomia, de Edson Yamashita, conquistando sua primeira estrela. A capital paulista segue como um dos principais polos gastronômicos do país, concentrando o maior número de casas estreladas, incluindo tradicionais como D.O.M., Evvai e Tuju, todos com duas estrelas. Além disso, cinco restaurantes paulistanos entraram na categoria Bib Gourmand, que reconhece boa gastronomia a preços acessíveis.
Esta é a segunda edição do guia após o retorno das avaliações no Brasil, suspensas durante a pandemia. A seleção foi feita por inspetores anônimos com base em critérios como qualidade dos ingredientes, harmonia dos sabores, domínio técnico, personalidade da cozinha e consistência.
A edição também marcou os 10 anos da chegada do Guia Michelin ao Brasil e contou com premiações especiais, embora todos os troféus individuais tenham ido para profissionais de casas paulistas. O Guia continuará avaliando restaurantes do Rio até 2026, graças a uma parceria entre a publicação e a prefeitura.
A lista completa dos premiados pode ser conferida no site oficial ou no aplicativo do Guia Michelin.
Por: Beatriz Queiroz
Foto: Reprodução