Mais de 470 mil beneficiários pedem devolução por descontos não autorizados no INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) recebeu 473.940 pedidos de devolução de mensalidades associativas descontadas indevidamente até as 16h desta quarta-feira (14). A informação foi divulgada em coletiva pelo presidente do INSS, Gilberto Waller Jr., e pelo presidente da Dataprev, Rodrigo Assunção.
Desde a notificação aos beneficiários na terça-feira, o sistema do Meu INSS registrou 480.660 acessos de usuários que consultaram ou contestaram os descontos. Destes, apenas 6.720 confirmaram os valores, enquanto o restante solicitou ressarcimento. Segundo o INSS, o número equivale a 5,2% dos cerca de 9 milhões de beneficiários que tiveram algum tipo de desconto associativo entre 2020 e 2025, estimando-se que até 4 milhões tenham sido vítimas de cobrança indevida.
O presidente do INSS reforçou o pedido para que apenas pessoas afetadas acessem a plataforma:
“Estamos atendendo pessoas que estão sofrendo fraudes. Curiosos, não acessem o sistema, isso vai dificultar ainda mais”
Ao todo, 93,7% dos pedidos foram feitos pelo aplicativo Meu INSS, com 450 mil acessos. Outros 30,2 mil atendimentos foram feitos pelo número 135.
As entidades envolvidas têm agora até 15 dias úteis para apresentar comprovação de vínculo com os beneficiários ou efetuar o pagamento devido, que será transferido para o Tesouro e, posteriormente, repassado ao segurado diretamente na folha de pagamento.
A Dataprev informou que houve 8 milhões de acessos ao Meu INSS nesta quarta, sendo 1,6 milhão apenas na área de consulta de descontos. Destes, 700 mil acessos foram feitos por usuários que não sofreram descontos, o que contribuiu para a instabilidade do sistema no início do dia. A expectativa, segundo Assunção, é de que o serviço opere com mais estabilidade nos próximos dias.
Por: Beatriz Queiroz
Foto: Arquivo OnBus