Velório de Mujica é estendido para aguardar chegada de Lula em Montevidéu

O velório do ex-presidente uruguaio José “Pepe” Mujica, que inicialmente terminaria às 15h desta quinta-feira (15), será estendido para permitir a presença do presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, que tem chegada prevista para as 17h. A informação foi publicada pelo jornal uruguaio El Observador e confirmada posteriormente pelo El País.
Em Pequim, na China, Lula já havia declarado sua intenção de comparecer ao funeral:
“Acho que o mínimo que a gente tem que fazer é se despedir das pessoas que serviram de referência para a gente”, disse o presidente a jornalistas.
O velório teve início com um cortejo que saiu do prédio da Presidência do Uruguai e passou pela sede do Movimento de Participação Popular, grupo político de Mujica, até o Palácio Legislativo, onde acontece a cerimônia. A despedida começou com um grupo fechado de 300 pessoas e, em seguida, será aberta ao público. O Palácio Legislativo permanecerá fechado durante a noite, e a expectativa é que o corpo de Mujica seja cremado ainda nesta quinta.
Pepe Mujica morreu na terça-feira (14), aos 89 anos, em decorrência de um câncer de esôfago. Em janeiro, ele revelou que a doença já havia se espalhado por todo o corpo e que havia optado por interromper o tratamento, recebendo apenas cuidados paliativos.
Nas redes sociais, Lula lamentou a morte do amigo e aliado político, destacando que Mujica foi um exemplo de que “a luta política e a doçura podem andar juntas”. O petista também exaltou a humildade e o desapego do líder uruguaio, que marcou a política latino-americana com seu estilo simples e discurso humanista.
Por: Beatriz Queiroz
Foto: Reprodução