Ucrânia pede ao Brasil que interceda por diálogo entre Zelensky e Putin na Turquia

O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Andrii Sybiha, solicitou nesta terça-feira (13) que o Brasil use sua influência diplomática para convencer o presidente russo, Vladimir Putin, a participar de uma rodada de negociações com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, em Istambul, na Turquia.
A proposta prevê a realização de um encontro de alto nível ainda esta semana, com o objetivo de discutir um cessar-fogo temporário de 30 dias na guerra. Segundo Sybiha, o pedido foi feito diretamente ao chanceler brasileiro, Mauro Vieira, durante uma conversa telefônica.
“Reafirmei a prontidão do presidente Zelensky para se encontrar com Putin na Turquia. Pedi ao Brasil que use sua voz competente no diálogo com a Rússia para que esse encontro aconteça”, escreveu o ministro ucraniano em publicação no X (antigo Twitter).
A Turquia tem se posicionado como mediadora desde os primeiros meses do conflito, iniciado em fevereiro de 2022. Já o Brasil vem adotando uma postura de neutralidade, buscando manter canais abertos com os dois lados.
Por: Beatriz Queiroz
Foto: Reprodução