Pepe Mujica está em estado terminal e recebe cuidados paliativos, diz esposa

O ex-presidente do Uruguai José “Pepe” Mujica, de 89 anos, está em estado terminal e sob cuidados paliativos. A informação foi confirmada por sua esposa, Lucía Topolanski, em entrevista à rádio uruguaia Sarandí nesta segunda-feira (12).

Diagnosticado com câncer no esôfago em abril de 2024, Mujica revelou em janeiro que a doença havia se espalhado para o fígado e que não seguiria com tratamentos agressivos. Segundo Lucía, a decisão foi consciente e visa garantir que ele viva seus últimos dias “sem dor e com dignidade”.

Mujica foi presidente do Uruguai entre 2010 e 2015 e ficou conhecido internacionalmente por seu estilo de vida simples e políticas progressistas. Ex-guerrilheiro do grupo Tupamaro, passou anos preso durante a ditadura militar.

O atual presidente, Yamandú Orsi, apadrinhado de Mujica, pediu respeito à privacidade do ex-mandatário. O ex-presidente não compareceu às eleições regionais no último domingo (11) por recomendação médica. Ele vive em uma pequena propriedade rural com a esposa.

 

Por: André Zamora

Foto: Rodrigo Cabral (ASCOM/MCTI)