Morre Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai, aos 89 anos

O ex-presidente do Uruguai, José “Pepe” Mujica, morreu nesta terça-feira (13), aos 89 anos. A informação foi confirmada pelo atual chefe de Estado do país, Yamandú Orsi. A causa da morte não foi divulgada até o momento.

Mujica havia revelado em abril de 2024 que havia sido diagnosticado com um tumor no esôfago, descoberto durante um check-up. Na ocasião, informou também que não daria continuidade ao tratamento da doença. Além disso, o ex-presidente convivia com uma condição autoimune que comprometia o funcionamento de seus rins.

No último domingo (11), Orsi, afilhado político de Mujica, declarou em entrevista ao jornal argentino Tiempo que o ex-presidente atravessava um “momento crítico de saúde”, ressaltando que ele vinha sendo poupado de atividades que pudessem agravar seu estado.

Pepe Mujica comandou o Uruguai entre 2010 e 2015 e ganhou notoriedade internacional por seu estilo de vida austero, suas posições políticas progressistas e seu discurso voltado para a ética na política. Após deixar a presidência, continuou atuando como senador e referência política na América Latina.

 

Foto: Reprodução Internet