Golden Cross tem encerramento decretado pela ANS e beneficiários terão 60 dias para trocar de plano

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) decretou nesta segunda-feira (13) o encerramento extrajudicial da Golden Cross (Vision Med Assistência Médica), uma das operadoras de planos de saúde mais tradicionais do país. A decisão, aprovada em reunião da diretoria colegiada do órgão, foi publicada no Diário Oficial da União e representa o encerramento das atividades da empresa.

Segundo a ANS, a medida foi tomada devido a “anormalidades econômico-financeiras e administrativas graves” que comprometem a continuidade e a qualidade do atendimento aos cerca de 190 mil beneficiários de planos médicos e 100 mil de planos odontológicos da operadora.

Com isso, os usuários ainda vinculados à Golden Cross terão 60 dias, a partir desta terça-feira (13), para realizar a portabilidade especial de carências para outro plano de saúde, sem necessidade de cumprir prazos adicionais de cobertura.

A agência também deverá nomear um liquidante para conduzir o processo de encerramento da empresa. Com a liquidação, os atuais administradores, membros do Conselho Fiscal e demais órgãos estatutários perdem seus mandatos.

Na semana passada, o diretor de Normas e Habilitação de Operadoras da ANS, Jorge Aquino, já havia sinalizado que a operadora não tinha mais condições de manter suas atividades, destacando os riscos que representava para beneficiários e fornecedores do setor de saúde. Até o dia 7 de maio, cerca de 53 mil usuários ainda estavam em planos coletivos empresariais da Golden Cross.

Por: Beatriz Queiroz
Foto: Reprodução