Gérard Depardieu é condenado a 18 meses de prisão por agressão sexual na França

O ator Gérard Depardieu, foi condenado nesta terça-feira (13) a 18 meses de prisão por agressão sexual. A decisão foi tomada por um tribunal de Paris, que considerou o astro culpado por assediar duas mulheres durante as filmagens de um projeto em 2021.

Ícone do cinema francês e reconhecido mundialmente, Depardieu é considerado um dos maiores atores do país, com uma carreira marcada por prêmios e reconhecimento internacional. A condenação movimenta o debate público francês, que já vinha sendo alimentado pelas acusações contra o artista.

Em 2023, antes mesmo do julgamento, o jornal francês Le Figaro publicou um manifesto com o título “Não cancelem Gérard Depardieu”, assinado por 50 personalidades. No texto, os signatários pedem que o público não substitua a Justiça e destacam a importância do ator para a cultura francesa.

“Gérard Depardieu é provavelmente o maior ator. O último monstro sagrado do cinema. Não podemos mais permanecer calados diante do seu linchamento, diante da corrente de ódio contra sua pessoa, sem nuances, desafiando uma presunção de inocência da qual ele teria se beneficiado, como todo mundo, se não fosse o gigante do cinema que é”, dizia o manifesto.

Por: Maria Clara Corrêa

Imagem: REUTERS/Stephanie Lecocq