Festival Afro Carioca promove noite de arte e resistência no Bangu Shopping nesta terça (13)

O Teatro do Bangu Shopping recebe nesta terça-feira (13), às 19h, o evento “Re-existir: Cultura, Memória e Futuro 13 de Maio em Movimento”, uma noite de celebração, reflexão e resistência. A programação gratuita faz parte do Festival Afro Carioca e reúne nomes importantes da cena cultural e intelectual negra em uma experiência com teatro, poesia, música e dança.

A proposta é ressignificar a data da abolição formal da escravidão no Brasil, muitas vezes romantizada nos livros, e destacar a importância de práticas antirracistas dentro e fora das escolas.

Entre os destaques da noite estão o poeta e produtor Bruno Black, a escritora Gisele Bernardo, o educador Professor Edu Prestes (Colégio Pedro II), a empresária Rose Oliveira (do espetáculo Ginga Tropical) e Lara Mara Rodriguez, presidenta da Unidos de Padre Miguel.

A abertura fica por conta de um ritual ancestral afro-brasileiro, conectando espiritualidade, memória e resistência. Em seguida, o público poderá curtir performances de charme, street dance e dança afro-contemporânea com a mostra “Corpos em Movimento”, além de intervenções poéticas e musicais. O cantor Wanderson Lemos também se apresenta, e o coletivo Point Chic Charm, símbolo da cultura da Zona Oeste, será homenageado.

Segundo Guilherme Oliveira, idealizador do evento, o encontro é um convite a pensar o futuro a partir das raízes da ancestralidade e da força cultural negra:

“Precisamos romper com narrativas apagadoras e fortalecer o protagonismo negro na construção da memória e da esperança”, afirma o produtor cultural.

 

Serviço:

  • Festival Afro Carioca apresenta “Re-existir: Cultura, Memória e Futuro – 13 de Maio em Movimento” 
  • Data: 13 de maio, terça-feira
  • Horário: 19h00
  • Atividades: dança, música, literatura
  • Convidados: Bruno Black, Lara Mara Rodriguez, Wanderson Lemos, Gisele Bernardo, entre outros
  • Valor: grátis:

Por: Carolina Sepúlveda 

Foto: Reprodução