Zelensky pressiona Putin por cessar-fogo após convite para reunião em Istambul

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse neste domingo (11) que aceita retomar negociações com a Rússia, desde que Moscou se comprometa com um cessar-fogo de 30 dias a partir de segunda-feira (12). A reunião está prevista para quinta, em Istambul. A declaração veio horas depois de o presidente russo, Vladimir Putin, demonstrar disposição para um encontro direto com Kiev, mas sem aceitar previamente uma trégua.
Zelensky classificou a sinalização russa como um “passo positivo”, embora tenha cobrado garantias de um cessar-fogo duradouro. “Não há sentido em continuar o massacre”, afirmou nas redes sociais. A última rodada de conversas diretas entre os países aconteceu em março de 2022, no início da guerra.
O anúncio ocorreu após uma reunião de Zelensky em Kiev com os líderes de Alemanha, França, Polônia e Reino Unido, que ameaçaram aumentar sanções à Rússia e intensificar o envio de armas. Apesar da possibilidade de retomada do diálogo, Kiev denunciou novos ataques russos com drones, após o fim de uma trégua unilateral.
Por: André Zamora
Foto: Wikimedia Commons