Urca, Leblon e Gávea lideram ranking de bairros mais seguros do Rio

De acordo com os dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), em uma pesquisa feita período de janeiro a março deste ano, o bairro da Urca foi apontado como o mais seguro do Rio de Janeiro. Logo atrás vem o Leblon e para fechar o podium, a Gávea. Confira os cinco lugares mais seguros na cidade neste período:

Em primeiro lugar, a Urca, conhecida pelo acesso restrito e pela presença de instalações militares. A ausência de comunidades no entorno também contribui para a sensação de segurança.

Na segunda posição, o Leblon se destaca pela forte atuação de segurança privada. Além disso a presença de ruas bem iluminadas e policiamento ostensivo são fatores importantes para a segurança dos moradores do bairro.

A Gávea ocupa o terceiro lugar. A segurança privada em condomínios e a proximidade com o Jardim Botânico reforçam a tranquilidade no bairro. Além disso, há boa presença policial nas áreas de maior movimento.

Saindo da Zona Sul do Rio, em quarto lugar, o Jardim Guanabara, na Ilha do Governador, é o bairro mais seguro da cidade. Com ruas largas, residências de médio e alto padrão e comércio organizado, o bairro atrai famílias. Além disso, a proximidade com o Aeroporto Internacional do Galeão é um fator positivo no patrulhamento constante da polícia e das Forças Armadas.

A Vila Militar, na Zona Oeste, completa a lista. Com a maior concentração de unidades militares da América Latina, o bairro abriga mais de 60 mil integrantes das Forças Armadas. A segurança é reforçada 24 horas por dia, com ruas bem cuidadas e infraestrutura pública eficiente.

Por: Maria Clara Corrêa

Imagem: Reprodução / Parque Bondinho