RioFilme leva programação intensa para o Festival de Cinema de Cannes e reforça presença do audiovisual carioca no exterior

O Brasil será o país homenageado na 66ª edição do Marché du Film, evento de mercado do Festival de Cinema de Cannes, realizado entre 13 e 21 de maio na França. A participação celebra os 200 anos de relações diplomáticas entre Brasil e França, e o município do Rio de Janeiro marcará presença com uma série de ações estratégicas lideradas pela RioFilme.
A empresa pública carioca, representada por seu diretor-presidente Leonardo Edde e pelo coordenador da Rio Film Commission Daniel Celli, terá um estande próprio no evento (Palais -1 / 23.02), dedicado à promoção do audiovisual produzido na cidade e à realização de reuniões com entidades internacionais.
Entre os destaques da programação estão painéis, encontros com Film Commissions internacionais e assinatura de acordos, como o previsto com a Location Managers Guild International (LMGI), associação que representa produtores internacionais de locações. A parceria busca fortalecer o Rio como destino atrativo para produções estrangeiras, impulsionado também pelo programa de incentivo fiscal Cash Rebate, que garante retorno de até 35% do valor investido em filmagens na cidade.
Uma das produções beneficiadas pelo edital de Cash Rebate de 2024 é o longa “Corrida dos Bichos”, coproduzido pela Prime Video e dirigido por Fernando Meirelles, Ernesto Solis e Rodrigo Pesavento. A distopia, que tem o jogo do bicho como ponto central, está em fase final de produção.
O RioFilme também participa da comemoração dos 50 anos da AFCI (Association of Film Commissioners International), com um painel sobre o papel das Film Commissions no setor audiovisual. Além disso, serão realizadas reuniões com a British Film Commission, Film London e a Région Sud (região onde está localizada Cannes), além de um encontro com representantes do audiovisual holandês e do fundo internacional Hubert Bals.
No dia 17, a RioFilme organiza um almoço de networking no restaurante oficial do Festival, o Plage des Palms, com o apoio do Festival do Rio e da Globo, reunindo empresas cariocas e players internacionais.
Na agenda literária, em parceria com o Institut Français, será realizado o painel “International Adaptation Markets: A focus on Brazil”, no dia 15, destacando a relação entre literatura e cinema. Participam do encontro o diretor-presidente da RioFilme, Leonardo Edde, o produtor Rodrigo Teixeira, a jornalista Marie-Charlotte Baoudour e o produtor Nicolas Picatto.
O Rio também será destaque com a maior delegação carioca já registrada no Marché, com cerca de 40 empresas participantes. No primeiro trimestre de 2025, a cidade foi responsável por 80% do marketshare do cinema nacional, consolidando sua posição como uma das cidades mais filmadas do mundo.
Além da intensa programação de mercado, a produção carioca está presente nas mostras competitivas do Festival. O Brasil concorre à Palma de Ouro com o filme “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho. Já o longa “O Riso e a Faca”, coprodução internacional dirigida por Pedro Pinho, integra a mostra Un Certain Regard, e o curta “Samba Infinito”, de Leonardo Martinelli, participa da Semana da Crítica. A Mostra Cannes Classics também contará com uma homenagem ao cineasta Cacá Diegues e a exibição do inédito “Para Vigo me voi”, produzido pela Coqueirão Filmes.
Foto: Reprodução Internet