Méier lidera ranking de roubos de carros no Rio nos primeiros três meses de 2025, aponta ISP

Nos últimos três meses, foram roubados mais de 6 mil carros em diversos bairros do Rio de Janeiro, de acordo com um estudo do Instituto de Segurança Pública (ISP). Os registros, referentes ao período de janeiro a março de 2025, evidenciam a predominância da Zona Norte, seguida pela Zona Oeste, enquanto a Zona Sul exibe os índices mais baixos da cidade.
Os dados foram organizados por Áreas Integradas de Segurança Pública (AISPs). Com 549 registros, o Méier lidera o ranking. Bairro de classe média e importante polo de serviços e transportes da Zona Norte, o Méier abriga cerca de 51 mil habitantes e importantes vias de acesso, como a Rua Dias da Cruz e a estação ferroviária do bairro.
Na segunda posição, Madureira contabilizou 490 roubos. Considerado o “Coração da Zona Norte”, o bairro é sede de tradicionais escolas de samba, como a Portela e o Império Serrano, e abriga o famoso Mercadão de Madureira, maior mercado popular do Brasil.
Com 406 casos, Rocha Miranda aparece na terceira colocação. Predominantemente residencial, o bairro conta com comércio local e fácil acesso a linhas de trem e ônibus.
Santa Cruz, na Zona Oeste, registrou 300 ocorrências. Um dos bairros mais extensos e populosos da cidade, possui áreas industriais, agrícolas e unidades militares, além de ampla conexão com outras regiões.
Na quinta posição, Olaria teve 295 registros. Tradicional bairro da Zona Norte, combina área residencial e comércio, com proximidade a vias expressas.
Os cinco bairros com maior número de roubos de veículos foram:
1 – Méier (Zona Norte): 549 roubos
2 – Madureira (Zona Norte): 490 roubos
3 – Rocha Miranda (Zona Norte): 406 roubos
4 – Santa Cruz (Zona Oeste): 300 roubos
5 – Olaria (Zona Norte): 295 roubos
Na outra ponta, os bairros com menor número de registros de roubo de veículos, segundo o ISP, foram Urca, Tijuca, Catete, Guaratiba e Laranjeiras.
Por: Carolina Sepúlveda
Foto: Imagem criada por Inteligência Artificial