Governo do RJ distribui 1,3 milhão de doses para Dia D de vacinação contra gripe

Com foco no reforço da imunização antes do inverno, a Secretaria de Estado de Saúde do Rio (SES-RJ) distribuiu mais de 1,3 milhão de doses da vacina contra a gripe para os 92 municípios fluminenses. O envio ocorreu em 6 de maio, com objetivo de intensificar o Dia D de mobilização nacional, realizado no sábado (10).

A medida faz parte da campanha estadual “Vai de vacina, não vacila”, que busca recuperar a confiança da população na vacinação e ampliar a cobertura vacinal. Até o momento, apenas 8,9% do público-alvo foi vacinado, o que representa 635 mil pessoas.

Segundo a secretária estadual de Saúde, Claudia Mello, a vacina pode evitar até 60% dos casos graves e óbitos relacionados a infecções respiratórias, reduzindo a pressão sobre o sistema de saúde.

Desde o início da mobilização, em abril, o estado já distribuiu mais de 3,5 milhões de doses, com meta de imunizar 7 milhões de fluminenses. A vacinação começou em 2 de abril, com a primeira remessa enviada aos municípios ainda em março.

A imunização é gratuita e está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). O imunizante protege contra os vírus influenza A (H1N1 e H3N2) e B, e é indicado para mais de 20 grupos prioritários.

Entre os grupos incluídos na campanha, estão:

  • Crianças de 6 meses a menores de 6 anos

  • Gestantes e mulheres no pós-parto (até 45 dias)

  • Idosos com 60 anos ou mais

  • Pessoas com doenças crônicas ou deficiência permanente

  • Profissionais da saúde, educação, transporte, segurança e serviços essenciais

  • Povos indígenas, quilombolas, população em situação de rua e privada de liberdade

A meta nacional, estabelecida pelo Ministério da Saúde, é vacinar pelo menos 90% do público-alvo, representando mais de 81 milhões de brasileiros.

Por: Beatriz Queiroz
Foto: Arquivo OnBus