Brasil encerra Copa do Mundo de ginástica rítmica com ouro duplo e aproveitamento de 100%

Neste domingo (11) em Portimão, Portugal, Duda Arakaki, Nicole Pircio, Maria Paula Caminha, Mariana Gonçalves, Barbara Galvão e Ana Luiza Franceschi garantiram o ouro nas duas finais por aparelhos: cinco fitas e série mista (três bolas e dois arcos), conquistando 100% de aproveitamento na etapa da Copa do Mundo de ginástica rítmica.

No primeiro desafio do dia, o Brasil somou 26,700 pontos nas cinco fitas, a maior nota da temporada no aparelho, superando rivais de peso como Espanha (23,050) e Estados Unidos (20,150). Em seguida, ao som de “Evidências”, o grupo voltou à quadra e fez história na série mista, atingindo 27,500 pontos e confirmando o domínio absoluto. A pontuação brasileira só foi inferior à da Bulgária (28,250), na etapa de Baku.

Com os resultados, o conjunto encerrou a competição com 54,200 pontos, o maior somatório geral do ano até agora, superando os 53,400 da Bulgária na mesma etapa do Azerbaijão. No sábado, as brasileiras já haviam vencido a prova geral, com 51,350 pontos, a única modalidade da ginástica rítmica presente nos Jogos Olímpicos.

A técnica Camila Ferezin celebrou o desempenho e reforçou o comprometimento da equipe após os Jogos de Paris:

“Trabalhamos duro desde o retorno aos treinos e nunca desanimamos. O primeiro Mundial no Brasil nos inspira ainda mais. Nossa estreia na temporada não poderia ter sido melhor”

Por: Beatriz Queiroz
Foto: Reprodução/CBG