‘Não sou nada’: filme experimental sobre Fernando Pessoa estreia no Brasil em 15 de maio

O cineasta português Edgar Pêra estreia no Brasil, no próximo dia 15 de maio, o longa-metragem “Não Sou Nada”, uma ousada experiência audiovisual inspirada na obra e nos heterônimos de Fernando Pessoa. Distribuído pela Fênix Filmes, o filme propõe uma imersão sensorial e psicológica no universo do poeta, cruzando cinema, literatura e música em uma narrativa não convencional.

Estrelado por Miguel Borges, Albano Jerónimo e Victoria Guerra, o longa é ambientado em uma redação onde Pessoa e seus heterônimos, todos vestidos de forma idêntica, convivem em um espaço que se transforma em um cenário surrealista e tenso. A presença de Ofélia, única paixão conhecida do poeta, desencadeia eventos misteriosos, num enredo que mescla thriller psicológico, noir clássico e poesia.

Com trilha sonora de The Legendary Tigerman, o filme estreou em 2023 no Festival de Roterdã e chega agora ao público brasileiro com classificação indicativa de 16 anos. A direção e o roteiro são assinados por Edgar Pêra, que propõe uma desconstrução radical da biografia tradicional para revelar o caos criativo e existencial de um dos maiores nomes da literatura portuguesa.

 

Foto: Divulgação