Iole de Freitas lança livro da exposição ‘Fazer o Ar’ no Paço Imperial neste sábado (10)

Neste sábado, dia 10 de maio, às 15h30, será lançado o livro da exposição “Fazer o Ar”, da artista Iole de Freitas, na Sala dos Archeiros, no Paço Imperial. Para marcar o lançamento, às 16h30, haverá uma conversa gratuita e aberta ao público com a artista, o curador e poeta Eucanaã Ferraz e o artista visual e poeta João Bandeira, que assinam textos inéditos no livro. A exposição foi prorrogada e poderá ser vista até o dia 18 de maio de 2025.

Com 120 páginas, o livro organizado por Eucanaã Ferraz e Rara Dias traz imagens inéditas da exposição, feitas por Vicente de Mello, além de fotos de outros fotógrafos, como Ricardo Miyada e Maria Camargo. A publicação conta com textos do curador e do artista João Bandeira, e também apresenta a transcrição de uma conversa inédita entre os três, realizada no ateliê de Iole. Durante o lançamento, o livro será vendido por R$90, e após o evento estará disponível na livraria Blooks.

A exposição “Fazer o Ar” traz trabalhos inéditos de Iole de Freitas, incluindo grandes obras chamadas “Mantos”, feitas com papel glassine, e esculturas da série “Algas”, em aço inox. A mostra explora o volume e o ar como temas centrais, e a artista subverte a funcionalidade do papel para criar grandes superfícies e formas dinâmicas, como se o papel ganhasse vida. A série “Algas” dialoga com as formas orgânicas, também conectando a questão do ar.

No final da exposição, é apresentada a obra “Escada”, uma instalação com estrutura de aço inox e um vídeo de uma performance realizada com seu neto, Bento Dias.

Serviço:

  • Lançamento do livro e conversa:
    Dia: 10 de maio de 2025, às 15h30
    Local: Sala dos Archeiros – Paço Imperial
    Praça XV de Novembro, 48 – Centro – Rio de Janeiro – RJ
    Entrada gratuita

Exposição “Fazer o Ar”

  • Até: 18 de maio de 2025
  • Horário: Terça a domingo e feriados, das 12h às 18h

Foto: Divulgação