Exposição ‘Ocupação Milton Santos’ estreia no Galpão Bela Maré com homenagem ao geógrafo que faria 100 anos em maio

A partir de 10 de maio, o Galpão Bela Maré, no Conjunto de Favelas da Maré, recebe a mostra “Ocupação Milton Santos”, uma homenagem ao centenário de um dos maiores intelectuais brasileiros. Após estrear em São Paulo, na sede do Itaú Cultural, a exposição chega ao Rio de Janeiro com nova abordagem, conectando memória, arte contemporânea e os territórios populares que marcaram o pensamento do geógrafo baiano.
Fruto de uma parceria entre o Observatório de Favelas e o Itaú Cultural, a mostra propõe um mergulho sensível e crítico na obra e nas ideias de Milton Santos, destacando sua contribuição para a compreensão do espaço urbano, da desigualdade e das resistências periféricas. A curadoria é assinada por Ana V, Gleyce Kelly Heitor e Osmar Paulino, com base em pesquisas realizadas pelo Itaú Cultural e pelo eixo de Políticas Urbanas do Observatório de Favelas.
A exposição apresenta documentos históricos, obras de arte e reflexões sobre temas como globalização, rugosidade e mobilização social, articulados por uma expografia imersiva desenvolvida por Gisele de Paula. Além da mostra, uma programação educativa inclui oficinas, sessões de cinema, visitas mediadas e materiais de leitura.
A abertura será no dia 10 de maio, às 14h, com bate-papo com curadores e artistas às 16h e encerramento com show do Trio Aba de Couro e discotecagem de DJ Mabruxo a partir das 18h. A entrada é gratuita e a exposição segue em cartaz até o dia 9 de agosto de 2025.
Para Jader Rosa, superintendente do Itaú Cultural, a exposição reafirma a importância da arte como ferramenta de transformação e destaca o protagonismo da Maré como território de produção de conhecimento e cidadania.
Serviço:
Exposição: Ocupação Milton Santos
Local: Galpão Bela Maré – Rua Bittencourt Sampaio, 169, Nova Holanda, Maré – Rio de Janeiro
Abertura: 10 de maio de 2025, das 14h às 21h
Período de visitação: até 9 de agosto de 2025
Entrada: Gratuita
Foto: Divulgação