50% dos motoristas do RJ iniciam 2025 com IPVA atrasado

Cerca de 1,7 milhão de veículos no Rio de Janeiro ainda não tiveram o IPVA 2025 quitado, segundo balanço da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-RJ), divulgado neste mês, no estado. A inadimplência persiste mesmo com a possibilidade de parcelamento e o uso facilitado do Pix, modalidade que representou 65% dos pagamentos realizados até agora. A principal razão apontada para a antecipação do alerta é o risco de multas e juros acumulados.

Ao todo, o estado arrecadou R$ 3,4 bilhões com o imposto em 2025, valor que será dividido entre os municípios fluminenses e o próprio governo estadual. Quem ainda não pagou pode emitir o Documento de Arrecadação (DARJ) no hotsite oficial, no mesmo dia da quitação. A orientação é sempre verificar o CNPJ correto (42.498.675/0001-52) e o favorecido como SEFAZ RJ, para evitar fraudes.

O não pagamento do imposto implica multa diária de 0,33%, limitada a 20% do total, além de juros. A verba arrecadada é fundamental para manter serviços básicos como saúde, segurança e educação. Por isso, a regularização em dia é também uma forma de garantir o funcionamento da estrutura pública e evitar problemas para o próprio contribuinte.

Por: João Pena
Foto: Arquivo Portal Onbus