Claro é multada por danificar poste na Lapa durante instalação irregular de cabos

A companhia de telefonia Claro recebeu uma multa de cerca de R$ 2.400 da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos, depois que seus técnicos foram flagrados danificando um poste de iluminação pública na Avenida Mem de Sá, no bairro da Lapa, no coração do Rio de Janeiro.

Em uma inspeção regular, a equipe da RioLuz notou que funcionários da Claro estavam removendo, sem permissão, placas de sinalização presas ao poste. Adicionalmente, identificou-se a instalação imprópria de um tubo de proteção para a passagem de cabos de dados, prejudicando a estrutura e a proteção do dispositivo urbano.

A companhia recebeu uma notificação para retificar a fixação da fiação, sob o risco de uma nova multa. De acordo com a administração municipal, não havia nenhuma notificação formal sobre a obra emergencial ou pedido de permissão prévia para a intervenção.

“É inadmissível que uma concessionária execute intervenções em estruturas públicas sem qualquer autorização prévia e ainda retire a sinalização de trânsito do poste. A cidade do Rio tem regras claras e nossa atuação é firme para garantir a ordem e a preservação do espaço público. A atuação em conjunto mostra que todos estão de olho”,afirmou o secretário municipal de Conservação, Diego Vaz.

O presidente da RioLuz, Rafael Thompson, também destacou os riscos desse tipo de ação. “O mau uso da estrutura de um poste pode causar incidentes colocando a população em risco. A prefeitura sempre irá atuar para coibir esse tipo de irresponsabilidade”, declarou.

A Prefeitura do Rio reforça que qualquer intervenção em equipamentos urbanos deve ser previamente autorizada pelos órgãos competentes, sob risco de penalidades.

Por: Carolina Sepúlveda 

Foto: Reprodução