Canetas emagrecedoras chegam ao Brasil com alta demanda e alerta da Anvisa

A poucos dias da chegada do Mounjaro ao mercado brasileiro, redes de farmácias como Drogasil, Droga Raia e Pague Menos iniciaram a pré-venda do medicamento, previsto para estar disponível até 15 de maio, em todo o país, após ser aprovado para uso controlado, por causa da alta procura e do uso indevido de substâncias para emagrecimento rápido.
Conhecido como o “Ozempic dos ricos”, o Mounjaro vem sendo disputado por consumidores, mesmo antes de estar nas prateleiras. A expectativa gerada levou farmácias a enviarem mensagens a clientes cadastrados e a esgotarem estoques de remédios semelhantes, como o Wegovy, em diversas regiões. Enquanto isso, a Anvisa reforça que não vende medicamentos e alerta sobre falsos anúncios circulando nas redes sociais.
Com base no aumento dos casos de uso off-label e eventos adversos graves, a Anvisa determinou que, a partir de 23 de junho, a receita médica para remédios da classe GLP-1 deverá ser apresentada em duas vias, com retenção obrigatória na farmácia. Especialistas defendem o acesso responsável aos medicamentos, mas lembram que seu uso estético, sem acompanhamento médico, pode trazer sérios riscos à saúde.
Por: João Pena
Foto: Divulgação / Eli Lilly