Vigilantes do Peso pede recuperação judicial nos EUA após perder espaço para Ozempic e influenciadores fitness

A WeightWatchers, companhia americana conhecida no Brasil como Vigilantes do Peso e famosa por seus programas de emagrecimento, apresentou um pedido de recuperação judicial após encontrar desafios ao competir com medicamentos como o Ozempic e o aumento de influenciadores fitness no TikTok. Na Nasdaq, as ações da empresa atingiram uma queda de 35% durante o pregão de quarta-feira (7).

A companhia, agora conhecida como WW International, apresentou um pedido de Chapter 11 (Capítulo 11) nos Estados Unidos, já com um plano previamente acordado com os credores para apagar aproximadamente US$ 1,15 bilhão em dívidas de seu balanço. A previsão é finalizar a reorganização em aproximadamente 45 dias.

A WeightWatchers afirmou que o plano de reestruturação irá “reduzir significativamente” suas obrigações de dívida. O plano proposto ainda precisa ser aprovado por um juiz de falências.

A companhia tentou surfar a onda dos medicamentos para emagrecimento oferecendo alguns deles em sua plataforma, mas teve dificuldade para convencer os clientes de que seus programas ainda valiam o investimento.

Segundo documentos apresentados à Justiça, a empresa também enfrentava despesas anuais com juros superiores a US$ 100 milhões (cerca de R$ 570 milhões), o que limitava sua capacidade de investir em iniciativas de crescimento e marketing.

A empresa também sofreu com o crescimento de conteúdos fitness gratuitos ou de baixo custo nas redes sociais e com aplicativos de dieta para smartphones. A diretora financeira do Viligantes do Peso, Felicia DellaFortuna, afirmou em um documento judicial que os consumidores estão “rejeitando as narrativas tradicionais de perda de peso” e migrando para aplicativos de emagrecimento no estilo “faça você mesmo”.

Segundo DellaFortuna, essa transformação tem sido impulsionada por influenciadores que compartilham suas trajetórias de êxito pessoal e fornecem dicas de saúde e boa forma para seus seguidores no Instagram, YouTube e TikTok.

Após a Bloomberg noticiou no mês passado que a companhia estava se preparando para declarar falência nas semanas subsequentes, após assinar um acordo de reestruturação com a maior parte de seus credores, a empresa solicitou proteção jurídica no estado de Delaware.

A WeightWatchers entrou com pedido de falência pré-acordada para reduzir custos e reestruturar US$ 1,6 bilhão em dívidas. O plano inclui US$ 465 milhões em novos empréstimos e corte de US$ 50 milhões nos juros anuais. Credores prioritários ficarão com 91% da empresa, acionistas atuais, com 9%. A receita caiu 9,7% no 1º trimestre, e o número de assinantes, 14,2%. O prejuízo foi de US$ 72,6 milhões.

Por: Carolina Sepúlveda 

Foto:  Daniel Acker / Bloomberg