Vereador aciona Justiça contra viagem de Janja à Rússia

A primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, foi alvo de uma ação popular movida na Justiça Federal do Distrito Federal pelo vereador Guilherme Kister (Novo), de Curitiba. O parlamentar questiona a legalidade da viagem de Janja à Rússia e os custos bancados com recursos públicos.

Na ação, Kister pede a suspensão imediata de qualquer pagamento referente à viagem — como passagens, diárias e reembolsos — e requer que a União apresente, em até 15 dias, todos os documentos relacionados aos deslocamentos internacionais da primeira-dama.

O vereador também solicitou ao Tribunal de Contas da União (TCU) e à Controladoria-Geral da União (CGU) uma auditoria sobre os gastos públicos com as viagens de Janja.

No último sábado (3), a primeira-dama desembarcou em Moscou antes da chegada do presidente Lula, prevista para esta semana. Durante sua estadia, ela visitou locais turísticos e culturais como o Kremlin, o Teatro Bolshoi e o Museu Hermitage.

Em abril, a Advocacia-Geral da União (AGU) publicou orientações que reconhecem o papel representativo do cônjuge do presidente, desde que sem remuneração e respeitando os princípios da administração pública.

Por: Maria Clara Corrêa

Imagem: Reprodução/Redes sociais