PF realiza Operação Embuste contra fraudes bancárias no Rio; grupo teria movimentado R$ 5 milhões

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (8), a Operação Embuste, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa suspeita de fraudes bancárias eletrônicas e lavagem de dinheiro na cidade do Rio de Janeiro. As investigações apontam que o grupo movimentou ao menos R$ 5 milhões em um ano.
A ação ocorre nas zonas Oeste e Norte da capital fluminense, onde estão sendo cumpridos cinco mandados de prisão preventiva e cinco de busca e apreensão. Segundo a PF, os investigados utilizavam fraudes virtuais para obter dados pessoais e, assim, habilitar dispositivos em nome das vítimas, acessando suas contas bancárias para realizar transferências.
O inquérito, conduzido pela Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos, identificou que o esquema envolvia também diversas transações e saques com o objetivo de ocultar a origem do dinheiro. Os envolvidos poderão responder por organização criminosa, furto eletrônico e lavagem de dinheiro, com penas que podem chegar a 26 anos de prisão.
Por: André Zamora
Foto: Divulgação Polícia Federal