Antes de ser eleito papa, Leão XIV viria ao Brasil para evento da CNBB

Antes de ser escolhido como papa Leão XIV, o cardeal Robert Francis Prevost participaria da Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, marcada para ocorrer entre 30 de abril e 9 de maio no Santuário Nacional de Aparecida (SP). O encontro, promovido anualmente pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), foi suspenso após a morte do papa Francisco.
Prevost era um dos nomes centrais do evento e seria responsável pela pregação do retiro que abre os trabalhos da assembleia. A reunião costuma reunir toda a hierarquia da Igreja Católica no Brasil para discutir temas ligados à missão pastoral, questões espirituais e desafios sociais.
O cardeal, agora papa, tem 69 anos, nasceu em Chicago e atuou por quase uma década no Peru, onde foi bispo de Chiclayo e obteve cidadania peruana em 2015. Ao Vatican News, declarou:
“Minha vocação, como a de todo cristão, é ser missionário, proclamar o Evangelho onde quer que se esteja”
Antes de ser eleito pontífice, Prevost liderava o Dicastério para os Bispos, órgão do Vaticano responsável pela nomeação de bispos em todo o mundo. Ainda não há nova data prevista para a realização da Assembleia da CNBB.
Por: Beatriz Queiroz
Foto: Reprodução