PF cumpre mandados no RJ, SP e BA em nova fase da Operação Tropeiros

A Polícia Federal, com apoio do Ministério Público Federal, deflagrou nesta terça-feira (7) a segunda fase da Operação Tropeiros, que apura um esquema de tráfico internacional de drogas com ramificações no Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia. Cerca de 100 agentes cumprem 21 mandados de busca e apreensão em residências, empresas, casas de câmbio e um escritório de advocacia.

As investigações indicam que o grupo suspeito enviava drogas, principalmente cocaína, para a Europa por meio de “mulas” que transportavam as substâncias em bagagens preparadas. A operação também apura indícios de lavagem de dinheiro, com movimentações que somariam cerca de R$ 10 milhões.

Segundo a PF, entre os investigados há empresários, doleiros, um advogado e um gerente de instituição financeira. A operação é um desdobramento da primeira fase da Tropeiros, iniciada em 2022 após a prisão de uma jovem que levava cocaína escondida em malas, no Aeroporto do Galeão, com destino a Portugal. Os alvos podem responder por tráfico transnacional, lavagem de dinheiro e associação criminosa.

 

Por: André Zamora

Foto: Divulgação PF