Cardeal decano pede luz antes do início do conclave: ‘Que seja eleito o que a Igreja e a humanidade precisam’

Na homilia da missa que antecede o início das votações para a escolha do novo papa, o cardeal decano Giovanni Battista Re pediu, nesta quarta-feira (7), a orientação do Espírito Santo aos cardeais eleitores reunidos no Vaticano.

“Estamos aqui para invocar a ajuda do Espírito Santo, para implorar a sua luz e a sua força, a fim de que seja eleito o papa que a Igreja e a humanidade precisam neste momento tão difícil e complexo da história”, afirmou o cardeal em sua homilia.

Re destacou ainda que, entre os desafios que aguardam o futuro pontífice, está o fortalecimento da unidade da Igreja Católica, em um mundo cada vez mais marcado por divisões e tensões.

“A unidade da Igreja é desejada por Cristo, uma unidade que não significa uniformidade, mas comunhão sólida e profunda na diversidade, desde que se permaneça plenamente fiel ao Evangelho”, afirmou.

O cardeal também ressaltou que o novo papa deverá trabalhar pela comunhão dentro da própria estrutura da Igreja, entre fiéis, bispos e culturas diversas.

“Entre as tarefas de cada Sucessor de Pedro conta-se a de fazer crescer a comunhão: comunhão de todos os cristãos com Cristo, comunhão dos bispos com o papa e comunhão dos bispos entre si. Não uma comunhão autorreferencial, mas totalmente orientada para a comunhão entre as pessoas, os povos e as culturas, tendo sempre em vista que a Igreja seja ‘casa e escola de comunhão”, declarou.

Após a missa, os cardeais seguiram para a Capela Sistina, onde darão início às votações em sessões fechadas ao público, conhecidas como conclave, com o objetivo de eleger o novo líder da Igreja Católica.

Por: Maria Clara Corrêa

Imagem: Reprodução / GloboNews