Show de Lady Gaga movimenta R$ 600 milhões e atrai 600 mil turistas ao Rio

No último sábado (3), o espetáculo da cantora Lady Gaga, que atraiu um público estimado em 2,1 milhões de pessoas para as areias de Copacabana, na Zona Sul do Rio, atraiu 600 mil turistas para a metrópole. Informações iniciais da Embratur indicam que 65 mil visitantes que visitaram a cidade eram estrangeiros, mesmo com a previsão de 107 mil chegadas no setor de desembarque internacional, os números definitivos ainda não foram divulgados.
A Secretaria estadual de Turismo informou nesta segunda-feira que 366 mil visitantes que vieram ao show chegaram à cidade através do Aeroporto Internacional, enquanto 240 mil chegaram através da Rodoviária do Rio. O evento, aberto ao público, recebeu investimentos de R$ 30 milhões da administração municipal e estadual, além de fundos de patrocinadores, resultando em um impacto econômico de R$ 600 milhões para a cidade.
O show de Lady Gaga provocou um aumento no fluxo de passageiros de 26% em voos domésticos, em relação ao mesmo período do ano passado. Já o setor hoteleiro foi beneficiado com um índice de 96% de ocupação nos hotéis de Copacabana e Ipanema.
Ainda segundo a Embratur, as principais origens desses visitantes são: Argentina, Chile, Estados Unidos, França, Reino Unido, Colômbia, Peru, Portugal e Itália. O volume de gastos dos turistas estrangeiros na cidade é estimado em R$ 153 milhões, contribuindo com cerca de 25% do impacto econômico da cidade, estimado pela prefeitura em R$ 600 milhões.
O show de Lady Gaga também teve grande repercussão nas redes sociais. Levantamento da consultoria Bites, feito a pedido do GLOBO, mostra que nos últimos sete dias foram publicados 4,22 milhões de posts sobre a artista, sendo a maioria no X (4,09 milhões de menções), que geraram 77,5 milhões de impressões.
Por: Carolina Sepúlveda
Foto: Bruna Prado/AP