Relator do Conselho de Ética vota por suspensão de mandato de deputado que ofendeu Gleisi Hoffmann

O deputado Ricardo Maia (MDB-BA), relator no Conselho de Ética da Câmara, propôs nesta terça-feira (6) a suspensão por três meses do mandato de Gilvan da Federal (PL-ES), após ofensas proferidas contra a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT).

A nova versão do parecer reduz a pena sugerida anteriormente, que era de seis meses, como recomendou a Mesa Diretora da Câmara. No relatório, Maia afirmou que há indícios de quebra de decoro parlamentar e justificou a punição como forma de evitar a repetição de condutas semelhantes.

A representação contra Gilvan foi protocolada pelo presidente do Conselho de Ética, Hugo Motta (Republicanos-PB), e outros líderes da Casa. O documento aponta que o deputado ofendeu Gleisi durante sessão na Câmara, com declarações que ultrapassaram os limites da liberdade de expressão e configuram abuso das prerrogativas parlamentares.

O relator citou ainda outros episódios recentes envolvendo Gilvan, incluindo um momento em que desejou a morte do presidente Lula (PT) e uma discussão acalorada com o deputado Lindbergh Farias (PT-RJ), em que quase chegou às vias de fato.

A proposta de suspensão será analisada pelos integrantes do Conselho de Ética. Se aprovada, segue para o plenário da Câmara.

Por: Beatriz Queiroz
Foto: Reprodução