Pesquisa aponta alta de 6% nas vendas do comércio do Rio para Dia das Mães

Levantamento realizado pelo Clube dos Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio) e pelo Sindicato dos Lojistas do Município do Rio de Janeiro (SindilojasRio) aponta que 72% dos empresários da capital fluminense esperam crescimento de 6% nas vendas para o Dia das Mães em comparação com o mesmo período de 2023.

A pesquisa ouviu mais de 250 lojistas dos setores de vestuário, calçados, bolsas, joias, bijuterias, perfumaria, cosméticos, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, móveis e telefonia celular. O presidente das entidades, Aldo Gonçalves, afirmou que o resultado indica otimismo no setor, apesar da alta de preços e dos juros.

O Dia das Mães é considerado a segunda data mais importante para o varejo nacional, atrás apenas do Natal. Segundo Gonçalves, a ocasião é estratégica para ações promocionais, decoração de vitrines e campanhas de publicidade.

O ticket médio previsto por presente é de R$ 120. As formas de pagamento mais utilizadas devem ser cartão de crédito parcelado, crediário de loja, Pix, dinheiro e cartão de débito. Os itens mais procurados devem ser vestuário, calçados, bolsas, acessórios, perfumaria, cosméticos, joias e celulares.

Para atrair os consumidores, lojistas apostam em promoções, facilidades de pagamento, sorteios de brindes, kits promocionais e lançamentos de coleções. A chegada do outono também contribui com o aumento da procura por produtos de frio, segundo o levantamento.

Por: Beatriz Queiroz
Foto: Reprodução